domingo, 11 de dezembro de 2016

Minhas Reflexões...

Sexualidade e Orientação Sexual

Abordará situações de preconceito e discriminação vividas por homens e mulheres em função de suas identidades de gênero e de suas orientações sexuais.

Por que nossa sexualidade é tão importante para definir quem somos e como seremos tratados por quem está ao nosso redor?

Afirmo sempre, só existirá uma lugar capaz de mudar a forma de pensar e agir do ser humano, e esse lugar chama-se ESCOLA.

Ela deve despir-se de todos os pré conceitos e transformar-se em uma lugar livre, seguro para expressar opiniões e formar cidadãos que promovam a inclusão.

Não é novidade que vivemos numa sociedade preconceituosa, mais uma vez vou registrar um situação que aconteceu comigo. Tenho um filho de 10 anos e ele sempre me acompanhou em vários lugares, inclusive no curso de pedagogia. uma vez fui impedida pela professora de assistir a aula porque ele estava comigo, e por esse motivo fiz uma prova de transferência saindo de uma universidade particular  para  a pública, foi a melhor escolha.
E, agora no decorrer do período foi abordada por um ser que me pergunto se eu acha "legal" meu filho assistir as aulas de Educação Inclusiva, que ele poderia sofrer alguma influência já que abordamos temas diversos que envolvem sexualidade e gênero.

O que falar desse ser?

Eu não quero falar nada sobre o que eu ouvi, só quero registar o quanto é gratificante ouvir do meu filho que ele aprende também. "Que ele é feliz na família que tem, mas que sabe que família pode ser de muitas formas, com dois pais, duas mães,  que o importante é ser e fazer as pessoas felizes."

Conversamos muito, temos um diálogo aberto, ele está em vários grupos, na família, na escola, na igreja, no clube e sempre sabe que o respeito é fundamental para uma convivência em sociedade.

Uma educação que tem como base o diálogo e o aprendizado forma um ser consciente que a "sexualidade sobretudo, é uma construção. A sexualidade envolve um processo contínuo, e não linear, de aprendizado e reflexão por meio do qual, entre outras coisas, elaboramos a percepção de quem somos."

Quando abordamos o assunto não estamos influenciando essa ou aquela pessoa, estamos debatendo com o objetivo que lavar conhecimento e mudança de atitudes para a construção se uma sociedade mais humana e justa.

Precisamos viver fora da caixinha!!